Ato de Formalização de Implementação e Entrega do DOM

DOM Documento Orientador do Território Municipal de Jari
19 Dezembro 2019

No dia 19 de Dezembro foi realizado o Ato de Formalização da Implementação e entrega do Documento Orientador do Território Municipal de Jari (DOM)

Na oportunidade estava presente o Vice- Prefeito Sr. Jardomiro Moreira, Secretário Municipal de Educação João Antônio Kohaut da Silva, as professores responsáveis pelo Suporte Pedagógico Franciéli Massuquini e Aline Cocco Portella, Gestores das Escolas Municipais e Estadual, professores, funcionários, integrantes do Conselho Municipal de Educação e também a Equipe de Implementação Pro BNCC.

Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (Resolução CNE/CP nº2, de 22 de Dezembro de 2017) e entendida como política pública educacionais regulatória, cada unidade federativa do país construiu coletivamente seus marcos legais da educação voltados ao currículo e suas implicações. Desta forma o Estado do Rio Grande do Sul construiu seu Documento Orientador o qual se deu o nome de Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Este Referencial está engendrado com as dez competências essenciais da Base Nacional Comum Curricular as quais devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica, com o objetivo de garantir as aprendizagens de forma espiraladas (cognitivas, comunicativas, pessoais e sociais) com foco na equidade e na superação das fragilidades.

O Documento Orientador do Território Municipal de Jari (DOM) foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação em âmbito territorial. Este processo contou com a participação das redes de Ensino Municipal e Estadual e acompanhamento do Conselho Municipal de Educação.

O Documento Orientador do Território Municipal (DOM) contempla as especificidades do Município de Jari, complementando assim a BNCC e o RCG tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental.

O Processo de construção do Documento Orientador do Território Municipal, uniu esforços e conhecimentos em um trabalho de parceria e colaboração, reunindo professores da rede municipal e estadual através da implementação da Equipe Municipal ProBNCC, constituindo assim a identidade do Território Municipal.

A análise e construção da especificidade do município deram-se pela participação dos profissionais da educação por meio de formações continuadas em suas escolas e estudos dirigidos através dos Dias D de formação ocorridos durante o ano letivo de 2019. Nas oportunidades foram reforçados os estudos sobre as concepções de aprendizagem, criança, currículo, avaliação, competências e habilidades, sendo estes fundamentos que embasam os Documentos Orientadores presentes na BNCC.

O Documento Orientador do Território Municipal mantém o conteúdo existente no Referencial Curricular Gaúcho completando com as habilidades específicas a serem desenvolvidas no âmbito territorial de Jari.

O Documento Orientador do Território Municipal de Jari contempla as especificidades

O Documento Orientador do Território Municipal (DOM) está estruturado da seguinte forma:

Educação Infantil – Volume único no qual reúne princípios orientadores, concepções, tempos e espaços do currículo na Educação Infantil, dividido de acordo com cada faixa etária sendo elas Bebês (0 a 1 ano e 6 meses), Crianças Bem Pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)contendo os cinco Campos de Experiências.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) – Volume único, contendo todas as áreas do conhecimento das respectivas turmas.

Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º Ano) são organizados por Áreas do Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso, totalizando assim cinco cadernos.

Os cadernos do Documento Orientador do Território Municipal (DOM) apresentam os fundamentos pedagógicos, a caracterização de suas áreas e componentes curriculares, bem como o quadro organizacional do currículo construído, contendo unidades temáticas, objeto do conhecimento, competências e habilidades da BNCC, RCG E DOM.