Atualização sobre Alimentação Escolar

Muni curso com a Nutricionista e funcionários de escola
06 Novembro 2018

A Nutricionista da rede municipal Clarissa Maciel Selau realizou nos dias 6 e 7 de novembro um Minicurso com os funcionários das escolas municipais, abordando o Tema Atualização sobre Alimentação Escolar com os seguintes tópicos:

- Histórico e Panorama do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Conteúdo: Objetivo, diretrizes e importância do PNAE. Formas de gestão, repasses de recursos financeiros às escolas e o processo de aquisição de produtos alimentícios pelo programa. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009; Resolução nº 26 de 17 de junho de 2013- ANVISA; Portaria 78/09- SES/RS.

- Boas Práticas para os Serviços de Alimentação

Conteúdo: Contaminantes alimentares e riscos associados; Boas Práticas no recebimento, armazenamento, manipulação, conservação e exposição de alimentos; Higienização ambiental; Manipuladores: hábitos e cuidados higienicossanitários. Resolução da Diretoria Colegiada (RDCs): 216/04 e 52/14.

- Promoção da alimentação saudável no ambiente escolar

Conteúdo: Importância da promoção da alimentação saudável e proibição da comercialização de produtos que colaborem para a obesidade, diabetes, hipertensão, em cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul. Lei nº 15.216, de 30 de julho de 2018.

Na oportunidade esteve presente os representantes das escolas municipais acompanhando seus funcionários, o Secretário Municipal de Educação João Antonio Kohaut e a responsável pelo Suporte Pedagógico professora Franciéli Massuquini.

O Minicurso oportunizou a integração entre os funcionários através da troca de experiências e relatos de suas práticas finalizando com uma confraternização e a entrega de jalecos novos para uso em suas atividades.