Chama Crioula

05 Setembro 2019

No dia 5 de setembro na Praça Dr.Wolmar Pereira de Mendonça, aconteceu  a transposição da centelha da Chama Crioula, a qual os cavalarianos do CTG Pedro Porto buscaram-a no município de Panambi/ RS.

Fizeram-se presentes o prefeito Municipal João Hohemberguer de Oliveira, representantes do Legislativo, secretários municipais, a patronagem do CTG Pedro Porto, alunos das escolas municipais e estadual e demais pessoas da comunidade jariense.

Recepcionou a chegada da Chama Crioula a Banda da Escola Estadual Érico Veríssimo “Odaléia Nascimento Flores”

A história da chama vem carregada de tradição, com objetivo de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização das coisas tradicionais do Rio Grande do Sul, através da história gaúcha.

Centenas de cavaleiros estão percorrendo campos e estradas do Estado para conduzir a Chama Crioula, símbolo das comemorações da Semana Farroupilha. Com 72 anos de tradição, o ritual, nesta edição 2019, começou em Tenente Portella,  ainda no mês de Agosto.

O patrão do CTG Pedro Porto senhor Honeron Cardoso da Silveira transpõs a centelha da chama crioula, juntamente com a patroa Senhora Jussara Soares Silveira, marcando assim o início das festividades Farroupilhas que acontecerão a partir do dia 13 de Setembro.