Formação Pedagógica Continuada

18 Fevereiro 2019

Nos dias 18 e 19 de Fevereiro aconteceu a Formação Pedagógica de 2019 realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo que contou com a participação dos professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino do município. O Secretário Municipal de Educação João Antônio Kohaut deu boas vindas aos professores desejando um ano letivo repleto de  aprendizagens significativas e de perseverança na caminhada educacional.

Na oportunidade os professores municipais Ana Paula Silva Knoll,  Ana Maria Dias, Fabiana Porto Rangel, Franciele Nágera Damm, Izaura Vanise Moreira Goulart Siegert, Jaqueline Souza Vidal, Ricardo de Oliveira Flores e Rosalia Machado Oliveira Silveira, apresentaram Relatos de suas Práticas Pedagógicas baseados no Projeto Gerador “Educando para a Sustentabilidade”. Esta prática vem sendo adotada pela SMECDT como forma de valorização do trabalho docente, sendo que todos os profissionais são convidados a realizá-la.

A professora responsável pelo suporte pedagógico Franciéli Massuquini explanou sobre algumas ações realizadas pela SMECDT no decorrer de 2018 e algumas que serão implantadas e reforçadas neste ano letivo de 2019.

O Sargento Telmo Fabricio Bonucielli abordou o tema Violência Escolar pela parte da tarde do dia 18, sendo que este tema está a cada dia mais presente na realidade escolar de todas as escolas brasileiras.

A Nutricionista Clarissa  Maciel Selau juntamente com a psicóloga Priscila da Silva Soares realizaram com as serventes um curso de capacitação em que abordava o fortalecimento do trabalho em equipe e também confeccionaram lanches saudáveis, com uma proposta de "master chef" ao qual foi servido aos professores.

Durante os intervalos o professor Ricardo também realizou atividades físicas com os professores como forma de diversão e integração.

No dia 19 de Fevereiro a professora mestra Cecília Terezinha Meurer abordou sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.