Secretaria de Educação de Jari realizando ações para melhoria da Rede de Ensino

Discentes e Docentes são contemplados com salas de aula climatizadas
20 Março 2019

A Secretaria Municipal de Educação do município de Jari adquiriu onze ares-condicionados 12.000 btus para instalação nas salas de aula das escolas da rede municipal de ensino. Esta aquisição garante que todas as salas de aula possuam 100% climatização adequada aos alunos e professores da rede.

A aquisição de ar-condicionado para as escolas é uma ação da Secretaria de Educação que tem por objetivo a melhoria das condições térmicas dos ambientes escolares no município. É uma das alternativas propostas para instalação de equipamentos que visam amenizar o desconforto térmico e garantir um ambiente agradável para estudantes e professores nas salas de aula, contribuindo para a permanência dos alunos nas escolas da rede pública municipal.

Segundo o Secretário Municipal de Educação João Antônio Kohaut, “alunos e professores só têm a ganhar quando a sala de aula está com o clima agradável e confortável, propício para que os estudos deem resultados satisfatórios. Um bom ambiente para as escolas pode ser um grande aliado no desempenho do aluno, ajudando-os a produzirem mais e melhor.”

Consultando algumas bibliografias exemplifica a sua necessidade e benefícios, pois segundo White (2008) o ambiente bem refrigerado é um suporte para uma condição precisa nos processos de aprendizagem e a saúde é fundamental para fluir a relação entre aprendente, ambiente e conhecimento e para Montessori (2005) que defende uma sala de aula que possibilite um ambiente didático- pedagógico, e também uma sala que permite a criança crescer com todo o universo proposto e preparado para sua aprendizagem.

Segundo o Secretário de Educação também foi adquirido dois bebedouros de inox e quatro microcomputadores completos, sendo um para cada escola da rede municipal, pois é uma necessidade devido à carência na parte administrativa das escolas. Também já foi realizada a contratação de uma empresa especializada para a manutenção dos computadores dos laboratórios de informática das escolas e da Biblioteca Pública